Sineduc avança nas negociações e conquista 100% a mais no valor do Cartão Servidor. Negociações continuam.

Sineduc avança nas negociações e conquista 100% a mais no valor do Cartão Servidor. Negociações continuam.

Foi acertado no final da tarde desta sexta-feira (19) entre o Sineduc e a Prefeitura um reajuste de 100% no valor do cartão servidor. Com o acordo, o Cartão Servidor passa dos atuais R$ 103,49 para R$ 206,98 a partir da próxima recarga prevista para o mês de junho. Segundo a presidente do Sineduc, Perla de Freitas, o reajuste beneficia principalmente os servidores inseridos nas menores faixas salariais. Leia Mais

 

Esclarecimentos sobre jornada e atribuição de sala para 2018

agosto 30, 2017 Sindical  One comment

Colegas,

A Lei federal nº 11.738/08, estabeleceu não só a Remuneração mínima docente, como também a obrigatoriedade de que a jornada contemple 1/3 em atividades extraclasse.

Após sua aprovação, a referida Lei foi contestada por alguns governadores, que ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), na tentativa de torna-la sem efeito.

Porém, no ano de 2012, o Supremo Tribunal Federal declarou a Constitucionalidade desta Lei em todos os seus artigos.

A partir daí os trabalhadores empreenderam a luta para garantir a efetividade da Lei no que concerne à composição da Jornada.

A situação nas diversas Redes municipais e estaduais é muito díspare, em algumas, o cumprimento da jornada extra sala já foi regulamentado a contento, em outros foi regulamentado de forma a prejudicar os docentes e em alguns ainda não foi aplicada.

No caso de Ribeirão Pires, temos várias categorias de docentes e diversas jornadas. Para o cumprimento da Lei 11.738/08, todas as jornadas deverão ter sua quantidade de aulas em interação com alunos, diminuída.

Hoje, estamos em negociação com a Secretaria de Educação para encontrar uma fórmula que garanta o direito sem prejudicar a categoria, diversas propostas já foram feitas por parte do Sineduc, sendo que se encontra em andamento um “ projeto piloto” em algumas creches para verificar a viabilidade das propostas.

Segundo a secretária de Educação de Ribeirão Pires, “a previsão de fechamento de acordo e consequente anúncio de implantação em todas unidades é a primeira quinzena do mês de outubro”.

Ressaltamos que não   há   nenhum acordo assinado, sendo que já amargamos algumas decepções anteriormente, por isso aconselhamos prudência a todos.

Fiquem Alertas!

Esta situação nada tem a ver com o pagamento dos valores relativos ao Piso Nacional Docente ou à Reposição Salarial, é apenas um importante item da Pauta de Reinvindicações.

Recebemos denúncia de que uma Comissão de Trabalhadores estaria sendo montada sem a participação de representantes sindicais e que esta Comissão estaria sendo escolhida sem o aval e a participação dos Professores/Educadores (nas creches), sendo estas pessoas indicadas pela Gestão Escolar. Esperamos que seja um mal-entendido, pois isto configura, em tese, crime de “Ato Antisindical”, passível de denúncia ao Ministério Público, à Justiça do Trabalho e até a órgãos internacionais de proteção à Organização Sindical.

E aí cabe a pergunta:   Porque uma Administração tentaria esconder seus atos dos legítimos representantes dos Trabalhadores? Seria para não ter contestação aos desmandos?

Fiquem atentos colegas e não se prestem a este ridículo papel. Se forem indicados desta forma rasteira e ilegítima, avisem a seus colegas e ao Sindicato.

Se isto se confirmar, com certeza tomaremos as devidas medidas cabíveis, denunciando à opinião pública, para que os responsáveis respondam por seus atos.

 

Atribuição de Sala

Para que possamos expressar opinião oficial ou tomar alguma medida caso os direitos dos Professores/Educadores sejam violados é necessário   que   tenhamos   em   mãos   a Resolução para a atribuição 2018, sem este documento só temos especulações.

Nosso departamento jurídico está acompanhando atentamente ao caso, e preparado para agir em caso de necessidade, agora só nos resta   aguardar   a publicação da referida Resolução.

One comment to Esclarecimentos sobre jornada e atribuição de sala para 2018

  • Lúcia  says:

    Obrigada pela atenção pode contar com minha colaboração.

Deixe uma resposta